Regras básicas do cão-guia
Cães-guia quando estão trabalhando funcionam como: os olhos de quem não pode ver.
Existem alguns requisitos importantes que devemos seguir quando avistamos um desses cães trabalhando.
São essas regras que vão permitir a segurança do cão e de seu usuário .
- Não toque, não fale, não alimente ou distraia de outra maneira o cão guia quando avistá-lo trabalhando com seu usuário em via pública ,logradouro, estabelecimentos públicos ou particulares .
-Permita que o cão-guia se concentre em seu trabalho e o execute sem ser perturbado para a segurança de seu usuário.
-Não trate o cão-guia como um animal de estimação. Dê-lhe o respeito de quem está desempenhando um trabalho de suma importância.
Não dê ao cão-guia comandos. Permita que o usuário o dê .
Não tente fazer exame do controle nas situações estranhas ao cão ou ao usuário. Somente se o deficiente visual solicitar tente ajudar ao usuário em cima do seu pedido.
-Evite andar no lado esquerdo do cão guia em serviço , você pode se tornar uma distração e ele poderá se confundir . Ande de preferência no lado direito e com certa distância , do deficiente visual e seu cão, o adequado são alguns passos atrás deles
•Não tente agarrar ou dirigir a pessoa quando o cão o guiar ou a tentar prender o arreio do cão. Pergunte ao usuário do cão-guia se ele necessita do seu auxílio e, se ele precisar, ofereça o seu braço esquerdo.
As Famílias e Amigos:
Não seja super protetor quando o primeiro graduado chegar em casa com o cão novo. Seja pensativo, paciente nos erros e acertos para inspirar a confiança ao usuário . Com o tempo, você admirará a perícia do binômio homem/cão .
Não espere demais no começo. Lembre-se que o cão é novo e que a harmonia e a confiança completas vem com o tempo , use sempre a paciência, a perseverança. É com a convivência que vem os grandes resultados.
Não dê ao cão restos de comida ou petiscos inadequados. Respeite a necessidade do usuário do cão-guia de dar ao cão uma dieta equilibrada e manter seus hábitos saudáveis.
Não permita que as crianças arreliem ou abusem de brincadeiras com o cão-guia . Permita que esse herói descanse sem ser perturbado.
Não permita que seus animais de estimação ataquem ou intimidem um cão -guia, especialmente quando em trabalho. Permita que os cães se encontrem em território neutro quando todos os animais podem ser supervisionados com cuidado.
Não permita que o cão-guia se distraia quando em trabalho ou tome atitudes inadequadas como mendigar comida ou pular em pessoas . Peça ao usuário para corrigir todo o comportamento errôneo .
Não deixe o cão-guia ignorado fora da casa, abandonado no quintal . Compreenda seu valor ao usuário.
Não afague o cão-guia na cabeça quando ele estiver guiando. Sempre que for afaga-lo lembre-se de fazê-lo na área do ombro e somente com a aprovação de seu usuário.
Obedecendo e divulgando essas regras você nos ajuda a trabalhar!