Hoje estou estudando um pouco o regulamento geral do agility e achei muito interessante postar o art.12 para que possamos saber.
Art. 12° - As Normas Técnicas para os Iniciantes em Provas Oficiais realizadas em todo o território nacional são estabelecidas nas letras abaixo:
(a) A categoria iniciantes deverá se reger pelas regras aplicadas ao Grau I e, em especial pelas normas técnicas, a seguir, especificadas.
(b) O percurso da categoria iniciante não deve ser divulgado antes das provas.
(c) No dia e local onde for realizada etapa de um campeonato oficial será permitida duas prova de Iniciantes (agility + agility) desde que definida no regulamento do campeonato e neste caso a premiação terá de ser pelo combinado do resultados das duas provas.
(d) Não haverá categoria Midi Iniciante. Caso haja dúvida se um cão iniciante será mini ou midi, ele entrará na categoria Mini. Todos os cães deverão ser medidos quando de sua primeira participação em prova oficial, visando ser constatada a que categoria pertence.
(e) A idade mínima para os cães participarem da categoria iniciante será de 12 meses para todas as raças e categorias. Caso seja detectada alguma alteração posterior na idade declarada do cão, haverá punição para esta dupla conforme estabelecido no código de ética.
(f) Os percursos para Iniciantes deverão ter no máximo 18 obstáculos e um mínimo de 14 a serem transpostos. O percurso deve conter apenas um obstáculo de zona de contato que deverá, obrigatoriamente, ser a passarela. No entanto, o cão deve ultrapassar esse obstáculo apenas 1 (uma) vez durante o percurso. Não é permitido o uso do pneu, gangorra, mesa, rampa A e slalom.
(g) No salto em distância, os cães "standard" deverão saltar a distância de 90 cm. com 3 (três) elementos e minis e midis 50 cm. com 2 (dois) elementos.
(h) As alturas dos saltos simples serão: Mini e Midis: no máximo 35 cm de altura. "Standard": no máximo 50 cm de altura.
(i) A CBA sugere que os juízes variem as alturas dos saltos da categoria "standard" entre 40 e 50 cm., sendo permitido apenas 4 (04) saltos na altura de 50 cm. num percurso para Iniciante.
(j) Os cães serão penalizados normalmente com faltas e refugos, e serão eliminados quando cometerem três (03) refugos, a exemplo do que já ocorre com o Grau I.
(k) A abordagem de um obstáculo na ordem incorreta será considerada eliminação e os toques voluntários no cão serão marcados como faltas.
(l) A dupla que, após o período de doze (12) meses na categoria iniciante, ainda quiser permanecer na mesma, deverá encaminhar um requerimento contendo exposição de motivos à Coordenação Geral do Agility da CBA, a qual, em conjunto com as Comissões Técnica e Veterinária, analisarão o pedido e deliberarão a respeito.
(m) No caso de aceita a solicitação da dupla não valerão mais os pontos obtidos para fins de ranking individual e por escolas, valendo somente a classificação para o pódio.
(n) Cães que participam ou já participaram de outros Graus só poderão participar de provas como Iniciantes conduzidos por crianças com a idade máxima de doze (12) anos (13 anos incompletos), e seus resultados somente serão válidos para fins de pódios.
(o) Condutores do Grau I poderão participar com cães novos como Iniciantes, e seus resultados serão válidos para fins de pódios ou "rankings".