Aulas de Agility diferem em vários aspectos, como experiência e conhecimento do instrutor, foco da aula, condições e limitações do campo de treinamento onde as aulas são dadas, entre outros fatores fora do controle do aluno. Há, porém, formas pelas quais o aluno pode maximizar os benefícios que ele pode tirar da aula seguindo oito dicas simples:
Venha para a aula com perspectivas positivas. Espere se sair bem na aula. Não observe as seqüências ou exercícios a serem feitos como missões impossíveis.
Mesmo que você sinta dificuldade em fazer o exercício, não deixe seus cão perceber. Quando os condutores suspiram, reclamam ou expressam sua frustração de outras formas a respeito de si mesmos ou da performance do cão, este tende a levar isso como uma repreensão e ficar desmotivado. Seria muito melhor pegar um brinquedo e se livrar de sua decepção brincado com seu cão.
Quando você cometer um erro em um exercício (e se você for humano, você vai errar), pare e recompense seu cão e em seguida, converse com seu instrutor sobre o que deu errado. Muito frequentemente os alunos abandonam seus cães quando algo sai errado e o cão fica de lado - imaginando porque mamãe ou papai parou de brincar de repente.
Seja gentil e ajude a mudar a altura dos saltos. Um dos maiores desafios de dar aulas de Agility é se assegurar de que os estudantes conseguem assimilar o máximo das instruções sem ficarem muito tempo parados. Uma forma de reduzir essa quantidade de tempo ocioso é montar e colocar as barras dos saltos ou mudar o percurso com rapidez. Quanto mais ajudantes, mais tempo para os exercícios. Os que conduzem cães Standard deveriam estar a postos para recolocar as barras quando os condutores Mini estivessem terminando suas rotinas e os Midis estivessem para começar seus exercícios.
Esteja pronto para fazer seu exercício assim que o cão anterior tiver terminnado, a não ser que hajam observações por parte do instrutor. Se após cada cão o seguinte demorar 30 segundos para sair, esse "rapidinho" logo pode aumentar para uma grande perda de tempo.
Outra forma de economizer tempo durante a aula é confinar seu cão em uma caixa, cercado ou amarrar sua guia a um poste enquanto você reconhece o percurso ou se participar das instruções não requerer a presença do cão. Frequentemente, os condutores confiam demais na capacidade de seus cães de ficarem quietos e os deixam livres enquanto estudam a nova seqüência. O que frequentemente acontece é o cão se mexer, o condutor ter de voltar para posicionar o cão, perder tempo e, ainda, o cão aprender a romper o "Senta e Fica".
Preste atenção nos que forem fazer o exercício antes de você. Não apenas ver os outros em pista reforça o propósito da seqüência ou exercício, como também pode dar idéias de como os problemas podem aparecer e como ser evitados ou resolvidos. Ouça o que o instrutor diz para corrigir seus colegas e se você usar esse tempo para relações sociais, você pode perder idéias importantes.
Faça perguntas e leve em consideração levar papel e caneta para a aula, para anotar coisas que aprendeu, coisas nas quais quer trabalhar e seqüências interessantes. Pense na hipótese de manter um diário de treinamento que mostre o progresso de seu cão. Anote os progressos e problemas em áreas específicas: o "Fica" na linha de partida, curvas muito abertas, barras derrubadas - assim, analisando seu progresso durante as semanas, você saberá o que funciona e o que não .
Seja quais outros objetivos que você tenha para seu treinamento, assegure-se de que seu cão vê o treinamento de Agility como uma experiência positiva. Se você se esforçar para atingir essa meta, as outras metas de treinamento acabam ficando mais fáceis de serem alcançadas.