Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  

 

 PLANEJANDO

Ir para baixo 
AutorMensagem
Adriano

Adriano


Mensagens : 384
Data de inscrição : 29/10/2009

PLANEJANDO Empty
MensagemAssunto: PLANEJANDO   PLANEJANDO EmptyQua Dez 21, 2011 4:23 pm

esse texto é do Marco magiolo escrito para seus alunos mas serve para refletirmos também.

Fim de ano é hora de avaliar! Além de descansar e tirar uns dias de folga é importante planejar para o futuro (que está logo ali!).

Acredito que o grande fator de crescimento da escola no último ano tenha sido a forma de planejar o andar das coisas. Planejar a temporada, as duplas, enfim, planejar a vida esportiva dos alunos de uma forma geral.

A primeira coisa foi encaixar o planejamento da escola com o calendário da CBA. O calendário atual se inicia no meio do ano, por volta de Julho ou Agosto, quando os principais torneios se iniciam (Regional e Brasileiro), culminando por volta de Junho com as Seletivas para o Mundial.

Hoje, nosso planejamento se inicia nos Iniciantes. Pelo menos 5 novos Iniciantes todos os anos começam no início da temporada no meio do ano. Já aqui, considero o que eu chamo de “corte”, ou seja, dessas 5 duplas novas que iniciarão, 2 ou 3 delas não vingarão por vários motivos: custo, tempo, ou simplesmente porque não gostaram de competir. Número normal, quando o aproveitamento é de 50%, já é espetacular.

A idéia de colocar duplas novas no início da temporada é fazer com que o tempo de um ano que as duplas terão de Iniciantes termine justamente ao fim da temporada, dando a possibilidade dessa dupla em disputar um torneio do início ao fim, isso motiva o condutor.

Ao fim desse período de um ano, essas duplas novas sobem ao Grau 1, carregando consigo uma carga de experiência de um bom período. Não que isso vá prepará-los para o Grau 1, pois não prepara! Porém dá a dupla uma bagagem muito importante para se acostumar com o clima de provas, os deslocamentos, os custos e ainda deixa a dupla mais motivada para o Grau 1. É comum ouvir dos alunos Iniciantes: “Nossa, não vejo a hora de fazer uma pista com todos os obstáculos”. Basta trabalhar essa idéia na cabeça do aluno e motivá-lo para isso!

Quando esses novos Iniciantes chegam ao Grau 1, permitem que novas duplas cheguem aos Iniciantes e uma nova geração se forma, não deixando buracos ou lacunas dentro das categorias, por isso a meta de sempre trazer novas duplas anualmente aos Iniciantes.

A chegada ao Grau 1 é, por vezes, mais “traumática”. Aquela inocência de ser Iniciantes termina e a cobrança aumenta. Começa a busca pelos “Excelentes Zerados”, por tempo e a competitividade aumenta bastante. Se a meta é alcançar os 3 EZs para subir ao Grau 2, é preciso aqui respeitar o tempo de cada dupla. Algumas duplas ganham o acesso rapidamente (o que pode ser um tiro no pé, pois chegam ao Grau 2 muito “crus” ainda), por vezes, outras duplas demoram mais e precisam de mais tempo para amadurecerem e ganharem o “timing” com seu cão.

Do Grau 2 para cima a vida passa a ser outra. Um gigantesco “canyon” que separa os dois mundos. Aqui, está a elite, os melhores. Chegar aqui pode ser uma enorme bravata para alguns, e descobrir como se tornar competitivo pode levar anos, as vezes, há necessidade de passar uma vida canina inteira por aqui, apenas aprendendo, para anos depois chegar com seu segundo ou terceiro cão e se tornar de fato, competitivo.

Enfim, 2012 vai chegar! O planejamento para o ano já está na minha cabeça. Quem entrará, quem não entrará, quem eu segurarei até o meio do ano para que possa iniciar a temporada do zero. Mesmo de férias, tá tudo aqui na minha cabeça!
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.ciacaespet.com
 
PLANEJANDO
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Cia Cães :: Agility MG-
Ir para: